Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional trata a relação de equilíbrio entre os ossos e os músculos faciais, onde estuda, faz o diagnóstico e intervém em distúrbios do desenvolvimento e crescimento dos ossos da face.

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhores serão os resultados.

Em que momento, durante o crescimento do meu filho, preciso buscar um Profissional Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares?

Para evitar problemas de mal desenvolvimento das estruturas e funções da boca, má oclusão, dentes tortos, deficiência ou excesso de crescimento dos ossos da face, e outras complicações, um diagnóstico feito a partir da erupção dos primeiros dentinhos do seu filho, é o ideal.

A troca dos primeiros dentes de leite por dentes permanentes também é um período que deve ser levado em consideração para uma avaliação das arcadas e posições dentárias.

Caso você, já adulto, sinta problemas como bruxismo, disfunção articular, apneia obstrutiva do sono, dores ou incômodos faciais, ou esteja incomodado com algum desequilíbrio em sua estética facial, não se preocupe…Você também poderá se beneficiar do Tratamento Ortopédico!

 LEMBRE-SE: TRATAMENTO PRECOCE PREVINE PROBLEMAS

Agora vou te contar como funciona o Tratamento

Então concordamos que quanto antes for realizado o diagnóstico, mais favorável será o prognóstico, certo?

Assim, o tratamento já começa, com o surgimento dos primeiros dentinhos do seu filho, num acompanhamento periódico, onde são feitas avaliações que poderão prevenir, e se for o caso, já tratar problemas identificados. Para isso poderão ser solicitados exames de imagens, como fotos e Raio-X, para melhor compreensão do quadro e a definição precisa da ação a ser tomada.

Na dentição “de leite”, pode ser realizado um ajuste oclusal ou uso de resina para alguma correção necessária; e na dentição mista ou permanente, será utilizado o Aparelho Ortopédico Funcional.

Chegou o Momento de te Contar os Benefícios desse Tratamento

O Tratamento pode ter início em crianças bem novinhas o que proporciona que ela tenha familiaridade com o ambiente do consultório bem cedo;

Para o tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares, são usados aparelhos móveis, o que facilita muito a higienização e o conforto;

Como o Tratamento já pode ser feito no início da infância é feita a prevenção para evitar que os dentes permanentes cresçam fora do lugar.

Dúvidas Frequentes sobre Ortopedia Funcional dos Maxilares

É sempre bom levar a criança para uma avaliação a partir do início do nascimento dos dentinhos. Normalmente os tratamentos ortodônticos são iniciados a partir dos 05 ou 06 anos de idade, quando começa a troca dos primeiros dentes de leite pelos dentes permanentes.

Independente da idade da criança, quanto mais nova a criança for, é sempre bom que os pais estejam atentos ao uso do aparelho, incentivando, e indicando a melhor forma e o melhor uso para cada aparelho.

O quanto antes esses hábitos forem removidos é melhor. Normalmente, esses hábitos são eliminados com o uso do aparelho, pois a criança não consegue fazer nenhum deles em conjunto com o aparelho. Isso tem que ser conversado entre dentista, pais e criança.

O que dizem os pacientes?